A Pousada

Uma experiência de hospedagem no centro histórico
da cidade mais charmosa de Minas
 

Estamos localizados no “coração” do Centro Histórico de Tiradentes em um edifício histórico, com arquitetura e interiores no estilo século XVIII. É um lugar onde o clássico e o colonial se misturam com elegância.

A pousada destaca-se pelo espaço verde, conforto e um excelente atendimento.  Possui 12 aconchegantes apartamentos com decoração clássica. Todos possuem televisão, frigobar, ventilador ou ar-condicionado, ponto de internet Wi-fi e banheiro privativo com ducha a gás.

Instalada numa área ampla e cercada por verde, a Pousada oferece infraestrutura como: piscina, área para churrasco, sauna, salas para leitura e estacionamento privativo. Além da ótima localização, conta com um delicioso café da manhã colonial com quitutes caseiros da culinária mineira. Todos produzidos na pousada.

História

A Pousada Richard Rothe existe há mais de 30 anos na secular Rua Padre Toledo.

Nessa rua existem excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, como a casa nº 114 (ao lado da Pousada), com forros pintados, representado os cinco sentidos. Há também o solar conhecido historicamente como “Casa do Padre Toledo”, marco arquitetônico do período de exploração mineral, que é um dos bens culturais mais preciosos construídos no século XVIII em Tiradentes.O solar foi de grande importância na vida social, política e cultural da cidade.

Têm também outros casarios, como o da pousada, que dão charme e sensação de retornar ao passado, já que a rua é toda com fiação subterrânea.

A pousada recebeu este nome, pois o químico alemão Richard Rothe se aposentou em São Paulo e decidiu se mudar para a pacata Tiradentes, em uma época que o movimento cultural e turístico era bem pequeno.

Estabelecendo a pousada ainda nessa época, Richard Rothe passou 10 anos comandando a hospedaria nesse casarão antigo, no centro histórico. A pousada tem esse nome, em homenagem a ele, que já faleceu.

Siga-nos em nossas redes sociais

Como chegar?

Partindo de Belo Horizonte o percurso mais prático para chegar a Tiradentes é pegar a BR-040 até o Trevo de Murtinho (5 km após passar por Congonhas) e entrar na BR-383, seguindo pela rodovia até São João del-Rei. A partir dessa cidade serão aproximadamente 13 km até Tiradentes.

Para quem sai do Rio de Janeiro o caminho é seguir a BR-040, sentido Belo Horizonte, até Barbacena (275 km). Chegando lá pegar a BR-265 sentido São João del-Rei e percorrer aproximadamente 50 km até a entrada de Tiradentes.

De São Paulo pegar a BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a entrada para a cidade de Lavras (380km) e seguir então pela BR-265 até a entrada de Tiradentes (110km).